ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA FARMACOVIGILÂNCIA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Giovanna Gabrielly Custódio Macêdo, Mariana Albernaz Pinheiro de Carvalho

Resumo


Este estudo teve por objetivo caracterizar a prática dos profissionais de enfermagem na farmacovigilância a partir da produção científica nacional e internacional dos últimos 10 anos. Revisão integrativa da literatura realizada no período de agosto a novembro de 2018 nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados de Enfermagem, Scientific Electronic Library Online e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, através de descritores preestabelecidos nos Descritores em Ciências da Saúde e
cruzados por meio do operador booleano AND. Dos 57 artigos iniciais, 13 compuseram o corpus da pesquisa. Após análise temática e categorização, a atuação dos profissionais de enfermagem contemplou as categorias Atuação assistencial da enfermagem na farmacovigilância e Atuação gerencial e educacional da enfermagem na farmacovigilância. Apesar de limitada e pouco concreta, a atuação da equipe de enfermagem se apresentou na linha de frente da vigilância do consumo de medicamentos.


Palavras-chave


Farmacovigilância. Profissionais de Enfermagem. Cuidados de Enfermagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 Espaço para a Saúde 
Av. Iguaçu, 333 . Rebouças
Curitiba/PR Brasil
CEP: 80230-020
Tel: +55 (41) 33101500

Email: espaco-saude@fpp.edu.br
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional