PRONTUÁRIO ELETRÔNICO COMO FERRAMENTA PARA A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO SERVIÇO DE URGÊNCIA/EMERGÊNCIA: PERCEPÇÃO DOS ENFERMEIROS

Thais Lazaroto Roberto Cordeiro, Luciana Aparecida Soares Andrade, Sulamita de Paula Santos, Kalliny Nathiara de Oliveira Stralhoti

Resumo


Introdução: A incorporação de tecnologias de informação como o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) pode facilitar os processos de trabalho e contribuir para a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em setores de emergência. Objetivo: Desvelar a opinião dos enfermeiros sobre o uso do PEP como ferramenta para SAE no setor de emergência. Método: Pesquisa descritiva, exploratória, qualitativa, na emergência de um hospital público, de maio a julho de 2017. Para coleta de dados utilizou-se a observação participante e entrevista, a análise de dados por técnica de análise de conteúdo de Minayo. Resultados: Dificuldades evidenciadas na realização da SAE e a evidência de três categorias referentes a aplicabilidade, as particularidades em Idosos e o uso das tecnologias de informação. Conclusão: O PEP contribui para realização da SAE no setor de emergência e permite que as informações registradas sejam facilmente acessadas a qualquer momento.


Palavras-chave


Emergências. Processo de Enfermagem. Serviços de Saúde para Idoso.

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