Análise do acolhimento na estratégia saúde da família de Sobral/Ceará: discurso do sujeito coletivo de enfermeiros

Autores

  • Nara Luana Trajano Aguiar
  • Marcos Aguiar Ribeiro Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Héryca Laiz Linhares Balica Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Nayana Cintia Silveira Universidade Estadual Vale do Acaraú.

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2018v19n1p45

Palavras-chave:

Acolhimento, Enfermagem, Estratégia Saúde da Família.

Resumo

A Política Nacional de Humanização é composta de diretrizes, dentre elas o acolhimento, que se configura como um dispositivo, fornecendo espaços de escuta e recepção, garantindo o acesso universal e a construção de vínculo. Desse modo, objetiva-se analisar a dinâmica do acolhimento em uma macroárea da Estratégia Saúde da Família do município de Sobral-Ceará, a partir da percepção do enfermeiro. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa. Os participantes do estudo foram 18 enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde do Sistema Municipal. A coleta das informações deu-se por meio de uma entrevista semiestruturada e os dados foram processados pormeio do Discurso do Sujeito Coletivo. Tem-se, então, o acolhimento como proposta para modificar a logicidade da sistematização e remodelar o trabalho em saúde. O estudo evidenciou que a maioria dos enfermeiros possui conhecimentos a respeito da importância e relevância do acolhimento, contribuindo para uma assistência de qualidade.

Biografia do Autor

Nara Luana Trajano Aguiar

Especialista em Gestão da Saúde e Auditoria pela Faculdade Padro Dourado. Enfermaiera da Universidade Estadual Vale do Acaraú

Marcos Aguiar Ribeiro, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Mestre em Saúde da Família. Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente do curso de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Vice-reitora e docente do curso de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Líder do Observatório de Pesquisas para o SUS.

Héryca Laiz Linhares Balica, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Discente do curso de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Membro do Observatório de Pesquisas para o SUS.

Nayana Cintia Silveira, Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Discente do curso de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Membro do Observatório de Pesquisas para o SUS.

Downloads

Publicado

2018-09-07

Como Citar

1.
Aguiar NLT, Ribeiro MA, Albuquerque IMN, Balica HLL, Silveira NC. Análise do acolhimento na estratégia saúde da família de Sobral/Ceará: discurso do sujeito coletivo de enfermeiros. Espac. Saude [Internet]. 7º de setembro de 2018 [citado 29º de março de 2024];19(1):45-56. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/582

Edição

Seção

Artigos