EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES: EXPERIÊNCIA COM USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

Autores

  • Rita Neuma Dantas Cavalcante de Abreu Universidade de Fortaleza; Instituto Dr. José Frota
  • Aline Miranda Sousa Enfermeira. Ex-aluna do Programa aluno Voluntário de Iniciação Científica (PAVIC) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
  • Lara Martins Dias Enfermeira. Ex-bolsista do Programa Iniciação Científica (PROBIC) da UNIFOR.
  • Gilson Holanda Almeida Doutor em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Docente do Curso de Medicina da UniChristus, Fortaleza-Ce e Médico Psiquiatra do Hospital de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.
  • Maria Albertina Rocha Diógenes Professora doutora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Pesquisadora e Líder do grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva da UNIFOR.
  • Thereza Maria Magalhães Moreira Doutora em Enfermagem. Enfermeira e Advogada. Docente do Doutorado em Cuidados Clínicos em Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora do CNPq.

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2014v15n3p13

Palavras-chave:

Educação em saúde, substâncias psicoativas, doenças cardiovasculares.

Resumo

Objetivou-se identificar as percepções de usuários de substâncias psicoativas sobre os fatores de risco cardiovasculares e sua relação com o uso de drogas. Foram selecionados 44 sujeitos que participaram das atividades grupais sobre prevenção das doenças cardiovasculares. Após as atividades, os participantes foram entrevistados individualmente para se aferir a importância do trabalho realizado. Os dados foram tratados segundo o método de análise de conteúdo de Bardin. Eles permitiram a organização de categorias temáticas. A atividade proporcionou interação entre sujeitos, diminuição do sentimento de solidão e ocupação do tempo. As falas comprovaram o pouco conhecimento dos participantes sobre o que as drogas podem causar ao sistema cardiovascular. Percebeu-se o interesse pela continuidade dos cuidados com a saúde instigados pelos conceitos aprendidos na atividade educativa. Os resultados ratificam a importância da atividade educativa e permitem inferir que a experiência poderia ser replicada com outras populações.

Biografia do Autor

Rita Neuma Dantas Cavalcante de Abreu, Universidade de Fortaleza; Instituto Dr. José Frota

Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará. Docente da Universidade de Fortaleza. Enfermeira do Instituto Dr. José Frota.

Aline Miranda Sousa, Enfermeira. Ex-aluna do Programa aluno Voluntário de Iniciação Científica (PAVIC) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Enfermeira. Ex-aluna do Programa aluno Voluntário de Iniciação Científica (PAVIC) da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Lara Martins Dias, Enfermeira. Ex-bolsista do Programa Iniciação Científica (PROBIC) da UNIFOR.

Enfermeira. Ex-bolsista do Programa Iniciação Científica (PROBIC) da UNIFOR.

Gilson Holanda Almeida, Doutor em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Docente do Curso de Medicina da UniChristus, Fortaleza-Ce e Médico Psiquiatra do Hospital de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

Doutor em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Docente do Curso de Medicina da UniChristus, Fortaleza-Ce e Médico Psiquiatra do Hospital de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

Maria Albertina Rocha Diógenes, Professora doutora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Pesquisadora e Líder do grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva da UNIFOR.

Professora doutora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Pesquisadora e Líder do grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva da UNIFOR.

Thereza Maria Magalhães Moreira, Doutora em Enfermagem. Enfermeira e Advogada. Docente do Doutorado em Cuidados Clínicos em Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora do CNPq.

Doutora em Enfermagem. Enfermeira e Advogada.   Docente do Doutorado em Cuidados Clínicos em Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora do CNPq.

Downloads

Publicado

2014-09-30

Como Citar

1.
Abreu RNDC de, Sousa AM, Dias LM, Almeida GH, Diógenes MAR, Moreira TMM. EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES: EXPERIÊNCIA COM USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS. Espac. Saude [Internet]. 30º de setembro de 2014 [citado 19º de abril de 2024];15(3):13-21. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/559

Edição

Seção

Artigos