SELETIVIDADE ASSISTENCIAL REFORÇA DESIGUALDADES SOCIAIS E PRODUZ INIQUIDADES EM SAÚDE

Autores

  • Maria do Socorro Quirino Escoda Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN e Estácio de Sá.
  • Dacier de Barros e Silva Prof. Doutor ap UFPe e Visitante, UFRN.
  • José Antonio Lindozo Spinelli Prof. Titular , UFRN.
  • Hesio Cordeiro Estácio de Sá.

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2013v14n1/2p52

Palavras-chave:

Desigualdades sociais, seletividade, iniquidades em saúde

Resumo

Texto síntese de tese sobre desigualdades sociais e iniquidades no sistema público de saúde, produzida por estudo analítico de pertinência. Os resultados desses descritores apontam leve redução nos diferenciais de renda, com manutenção de altos níveis de insegurança alimentar, déficit no saneamento básico e na assistência à saúde, em todos os níveis. A seletividade nas políticas neoliberais faz uma atenção básica para pobres, de baixa cobertura e efetividade das ações, nos diferentes níveis assistenciais. Seletividade biológica entre indivíduos de mesmo seguimento de classe reforça estas desigualdades e produz iniquidade em saúde. Prognostica lentidão na conversão do modelo assistencial e anomalias entre os indivíduos de mesma classe e estratos. O atraso da cultura política a frágil regulação social e institucional, levam as discussões do gap da assistência ao judiciário.

Descritor: Desigualdades sociais e iniquidades em saúde

Biografia do Autor

Maria do Socorro Quirino Escoda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN e Estácio de Sá.

Autora principal:Escoda/Silva Lima, Professora Dep. de Saúde Coletiva e Nutrição 77-2003.Nutricionista UFPe; Sanitarista USP, Epidemiolóloga UFBa.Mestre e Doutora em Sociologia :Estado, Politica e Desenvolvimento, UFRN. Pesquisadora e Consultora Ad hoc: NESC e Base de Cultura e Politica - CCHLA/UFRN, 86-2012.

Dacier de Barros e Silva, Prof. Doutor ap UFPe e Visitante, UFRN.

Sociólogo, Economista e Doutor em Sociologia do Desenvolvimento, Nuremberg University, Germany. Prof. Associado, ap. UFPe e Visitante UFRN.

José Antonio Lindozo Spinelli, Prof. Titular , UFRN.

Sociológo, Mestre e Doutor em Educação, USP e Titular em Sociologia e Política no DCS e PPGCS, CCHLA, UFRN.

Hesio Cordeiro, Estácio de Sá.

Médico. Doutor em Medicina Social, USA; Prof. UERJ aposentado e Estácio de Sá, 2011.

Downloads

Publicado

2013-12-16

Como Citar

1.
Escoda M do SQ, e Silva D de B, Spinelli JAL, Cordeiro H. SELETIVIDADE ASSISTENCIAL REFORÇA DESIGUALDADES SOCIAIS E PRODUZ INIQUIDADES EM SAÚDE. Espac. Saude [Internet]. 16º de dezembro de 2013 [citado 20º de abril de 2024];14(1/2):52-6. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/462

Edição

Seção

Ensaios