ASPECTOS ÉTICOS NA PESQUISA COM DADOS SECUNDÁRIOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Rafaella Queiroga Souto
  • Belchior Lucena
  • Alessandro Leite Cavalcanti Universidade Estadual da Paraíba
  • Inácia Sátiro Xavier de França Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2011v13n1p45

Palavras-chave:

Ética em pesquisa, Prontuários, Revisão,

Resumo

Tratou-se de uma revisão sistemática acerca da ética na pesquisa com dados secundários. Foram utilizados dois descritores de assunto existentes na lista de descritores da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): “ética em pesquisa” e “prontuários” e os mesmos termos em língua inglesa existentes na lista de descritores do Medical Subject Headings (MESH): “research ethics” and “patient record”. A análise desses artigos revelou que 20 trabalhos atendiam aos critérios de inclusão estabelecidos para a pesquisa. São vários os aspectos éticos relacionados com as pesquisas com dados secundários, entretanto, a confidencialidade, privacidade e consentimento individual foram citados na maioria dos trabalhos e pode-se inferir que são estes os dilemas éticos mais prevalentes neste tipo de pesquisa.

Biografia do Autor

Rafaella Queiroga Souto

Enfermeira pela Universidade Estadual da Paraíba. Especialista em Saúde da Família. Mestranda em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraíba.

Belchior Lucena

Médico pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialista em cirurgia vascular. Mestrando em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraíba.

Alessandro Leite Cavalcanti, Universidade Estadual da Paraíba

Cirurgião Dentista. Mestre em odontologia pela Universidade de São Paulo. Doutor em odontologia pela Universidade Federal da Paraíba/Universidade Estadual da Bahia. Professor titular do Curso de Odontologia, do Mestrado em Odontologia e do Mestrado em Saúde Pública da Universidade Estadual da Paraíba.

Inácia Sátiro Xavier de França, Universidade Estadual da Paraíba

Enfermeira. Mestre em enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba. Doutora em enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Professora titular do curso de Enfermagem e do Mestrado em Saúde Pública da Universidade Estadual da Paraíba.

Downloads

Publicado

2012-01-13

Como Citar

1.
Souto RQ, Lucena B, Cavalcanti AL, França ISX de. ASPECTOS ÉTICOS NA PESQUISA COM DADOS SECUNDÁRIOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Espac. Saude [Internet]. 13º de janeiro de 2012 [citado 20º de abril de 2024];13(1):45-53. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/449

Edição

Seção

Artigos