Integração dos cuidados paliativos no sistema de saúde: o modelo australiano e aprendizados para a implementação no brasil.

Autores

  • Fernando Cesar Iwamoto Marcucci Universidade Estadual de Londrina
  • Marcos Aparecido Sarria Cabrera UEL
  • John Patrick Rosenberg Institute of health and Biomedical Innovation
  • Patsy Yates Institute of health and Biomedical Innovation

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n1p56

Palavras-chave:

Cuidados paliativos, Políticas de saúde, Sistemas de saúde, Envelhecimento.

Resumo

O aumento do número de indivíduos idosos e com doenças crônicas não-transmissíveis gera novos desafios para os sistemas de saúde. A inserção dos cuidados paliativos (CP) é um importante fator de qualidade da assistência em saúde mas sua implementação ainda é limitada no Brasil. Objetivo: Relatar algumas iniciativas e experiências da integração dos CP no sistema de saúde da Austrália e que poderiam contribuir a implementação no contexto brasileiro. Método: Relato de experiência complementado pela revisão de literatura. Discussão: A inserção dos CP na Austrália iniciou nos anos 80 por redes comunitárias envolvidas com o movimento hospice. A provisão de CP é ofertada em quase todos locais onde o cuidado da saúde é realizado, incluindo unidades neonatais e pediátricas, hospitais gerais, consultórios de clínica geral, atendimento residencial, serviços comunitários e instituições de longa permanência. Serviços especializados também são ofertados em diversos modos. Tais inciativas permitiram que a Austrália alcançasse um ampla inserção de servicos de CP no sistema de saúde com qualidade considerável, ainda que com alguns desafios a serem enfrentados. A inclusão da disciplina na graduação e de treinamentos profissionais são aspectos importantes, bem como o engajamento da sociedade na reflexão sobre os cuidados  no fim da vida. Considerações finais: Para a amplição da abordagem em CP no contexto brasileiro é necessário ofertar suporte educacional e treinamento profissional na área, divulgar e discutir as possibilidades de cuidado no fim da vida, particularmente para o público geral, e elaborar políticas públicas para a implementação dos CP na saúde pública.

Biografia do Autor

Fernando Cesar Iwamoto Marcucci, Universidade Estadual de Londrina

Fisioterapeuta do Hospital Dr. Anisio Figueiredo (Londrina, Parana). Doutorando em Saude Coletiva da Universidade Estadual de Londrina.

Marcos Aparecido Sarria Cabrera, UEL

Médico, Doutor e Professor

John Patrick Rosenberg, Institute of health and Biomedical Innovation

Enfermeiro doutor

Patsy Yates, Institute of health and Biomedical Innovation

Enfermeira, Doutora e Professora

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

1.
Marcucci FCI, Cabrera MAS, Rosenberg JP, Yates P. Integração dos cuidados paliativos no sistema de saúde: o modelo australiano e aprendizados para a implementação no brasil. Espac. Saude [Internet]. 23º de novembro de 2016 [citado 28º de março de 2024];17(1):56-65. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/366

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)