Alterações citopatológicas do colo uterino em mulheres atendidas na 8ª Regional de Saúde do Paraná no ano de 2014

Autores

  • Jacqueline Vergutz Menetrier Universidade Paranaense.
  • Alana Boing Universidade Paranaense.
  • Kamila Aparecida Medeiros Universidade Paranaense.

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p169

Palavras-chave:

Câncer de Colo do Útero, Carcinoma Intraepitelial – Prevenção, Saúde da Mulher.

Resumo

O câncer do colo uterino é um problema de saúde pública mundial, tornando-se a terceira neoplasia que mais acomete mulheres em todo o mundo. O exame citopatológico é utilizado para o rastreamento do câncer de colo do útero, permitindo detecção precoce das lesões precursoras da neoplasia. O objetivo do presente estudo foi identificar alterações citopatológicas do colo uterino em mulheres atendidas na 8ª Regional de Saúde do Paraná no ano de 2014. Trata-se de um estudo exploratório e documental, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados na 8ª Regional de Saúde do Paraná, através do Sistema de Informação do Câncer. No ano de 2014, 1.022 exames citopatológicos na rede pública de saúde apresentaram alguma alteração, assim, o índice de positividade do citopatológico do câncer do colo do útero foi de 3,7%. Em relação à idade das mulheres, observou-se maior frequência na faixa etária de 41 a 64 anos com 49,8%. A principal alteração encontrada foi a de Células atípicas escamosas de significado indeterminado possivelmente não neoplásicas e/ou Lesão intraepitelial de baixo grau, representando 81,1%. Demonstra-se a importância da realização do exame de rastreamento, tendo em vista o grande número de alterações de baixo grau encontrado, possibilitando o diagnóstico precoce e garantindo sucesso no tratamento, reduzindo os casos de morbimortalidade ocasionados por esse câncer.

Biografia do Autor

Jacqueline Vergutz Menetrier, Universidade Paranaense.

Mestranda em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na atenção básica, Enfermeira especialista em Terapia Intensiva. Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar.

Alana Boing, Universidade Paranaense.

Enfermeira, graduada pela Universidade Paranaense – Unipar.

Kamila Aparecida Medeiros, Universidade Paranaense.

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense - Unipar.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

1.
Menetrier JV, Boing A, Medeiros KA. Alterações citopatológicas do colo uterino em mulheres atendidas na 8ª Regional de Saúde do Paraná no ano de 2014. Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 28º de março de 2024];17(2):169-77. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/298

Edição

Seção

Artigos