Impacto das atividades em grupo para a Saúde do Homem

Autores

  • cristiane backes Universidade Feevale.
  • ilse maria kunzler Universidade Feevale.

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p75

Palavras-chave:

Saúde do Homem, Saúde da Família, Morbimortalidade - Masculina.

Resumo

Este estudo objetivou conhecer o impacto gerado pelas atividades desenvolvidas no grupo saúde do homem, em uma Unidade de Saúde da Família, de um bairro de Novo Hamburgo, RS, sobre o cuidado à saúde dos participantes e, especificamente, conhecer o significado de cuidar da saúde, sob a ótica dos homens participantes do grupo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo-exploratória que utiliza o grupo focal para a coleta de dados, o qual foi subdividido em dois momentos, com a participação de 13 homens, e esta análise de dados seguiu os pressupostos da análise temática de Minayo (2012). Verificou-se que os sujeitos concebem o cuidado à saúde de forma abrangente, expressando-o através do envelhecimento saudável, hábitos de vida e participação em grupos. O grupo mostrou-se eficiente como método de intervenção, uma vez que foi evidenciado, nas falas dos homens, um impacto significativo nas mudanças nos hábitos de vida tanto individual como coletivo. Após participarem do grupo, os integrantes relataram terem mais cuidado com a sua saúde e dizem sentirem-se mais felizes, e relacionam estas conquistas às amizades formadas, à troca de experiências por agregar conhecimento e informação, impactando, assim, na melhora da qualidade de vida e a formação de uma rede social entre os participantes.

Biografia do Autor

cristiane backes, Universidade Feevale.

Enfermeira Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica / Saúde da Família da Universidade Feevale - RS.

ilse maria kunzler, Universidade Feevale.

Mestrado em Enfermagem. Docente e tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica / Saúde da Família da Universidade Feevale- RS.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

1.
backes cristiane, kunzler ilse maria. Impacto das atividades em grupo para a Saúde do Homem. Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 25º de abril de 2024];17(2):75-84. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/287

Edição

Seção

Artigos