A avaliação da aprendizagem sob a ótica de acadêmicos de medicina

Autores

  • Vanessa Schenekenberg Martins Uscocovich Faculdade Pequeno Príncipe

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2017v18n2p114

Palavras-chave:

Avaliação. Educação de graduação em medicina. Ensino.

Resumo

Avaliar integra-se ao processo de ensino-aprendizagem devendo atrelar-se as teorias de aprendizagem e metodologias didáticas O estudo desvelou a percepção sobre processos avaliativos; identificou as distinções conceituais sobre as modalidades/modelos/instrumentos utilizados na avaliação da formação médica e perfil sociodemográfico, através do método exploratório-descritivo qualitativo e entrevista semiestruturada norteando a questão: qual a percepção dos estudantes do curso de medicina sobre os processos avaliativos da aprendizagem vivenciados durante sua formação? por técnica de análise de conteúdo temática, com apreensão de três categorias, percepção dos estudantes sobre os processos avaliativos utilizados; da avaliação na formação médica e compreensão do processo avaliativo. Percebeu-se preocupação quanto à formação, excesso de avaliações teóricas restritas aos conteúdos abordados em sala de aula. Apontam um certo desconhecimento didático-metodológico dos docentes e almejam uma melhor avaliação, em que contemple o estudante, como agente ativo do processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Vanessa Schenekenberg Martins Uscocovich, Faculdade Pequeno Príncipe

Titulação: Médica.

Mestranda em Ensino nas Ciências da Saúde pela Faculdade Pequeno Príncipe. 

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Publicado

2017-12-17

Como Citar

1.
Uscocovich VSM. A avaliação da aprendizagem sob a ótica de acadêmicos de medicina. Espac. Saude [Internet]. 17º de dezembro de 2017 [citado 24º de abril de 2024];18(2):114-28. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/244

Edição

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