Análise do isostretching na qualidade de vida de pacientes com fibromalgia
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2010v11n2p66Palavras-chave:
Fibromialgia, Qualidade de vida, Fisioterapia, IsostretchingResumo
O objetivo deste artigo foi o de verificar o impacto dos princípios da técnica de Isostretching na qualidade de vida de pacientes com fibromialgia. Materiais e métodos: Estudo transversal e descritivo realizado com quatro mulheres com diagnóstico de fibromialgia. O tratamento foi baseado nos princípios da técnica do Isostretching, realizado duas vezes por semana, com duração de 45 minutos cada, no período de oito semanas, totalizando 16 sessões, entre maio e junho de 2008. Foram comparados os resultados do “Questionário sobre o Impacto da Fibromialgia” (QIF), em quatro pacientes que participaram da maioria das sessões sem desistência, antes e após o tratamento com os princípios da técnica do Isostretching. O questionário é composto por questões que avaliam a capacidade funcional, situação profissional, sintomas físicos e distúrbios psicológicos. Resultados: Obteve-se melhora e/ou manutenção da capacidade funcional de três participantes, enquanto uma relatou piora. O escore de faltas ao trabalho teve redução ou manteve-se igual ao da primeira avaliação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).