PREVALÊNCIA DE DOR LOMBAR EM MOTORISTAS DE TÁXI DO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ-BA

Autores

  • Claudio Henrique Meira Mascarenhas Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • José Simão Rodrigues Filho Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Reinaldo Luz Melo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Dallila Carneiro da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2014v15n1p66

Palavras-chave:

Dor lombar, Fatores de risco, Saúde do trabalhador

Resumo

A dor lombar é um dos eventos mais encontrados na relação saúde e trabalho. Dados epidemiológicos mundiais evidenciam a alta prevalência de dor lombar em motoristas, sobretudo motoristas de táxi. Neste sentido, este estudo objetivou investigar a prevalência de dor lombar e sua associação com as variáveis sociodemográficas, ocupacionais e estilo de vida em motoristas de táxi do município de Jequié/BA. Trata-se de um estudo transversal, com 101 indivíduos, no qual foi utilizado um questionário constituído por informações sociodemográficas, ocupacionais, estilo de vida e relacionadas à coluna lombar. Os dados foram processados no programa estatístico SPSS, versão 15.0, sendo utilizado o modelo de regressão de Poisson e adotado o intervalo de confiança de 95%. A prevalência de dor lombar entre os taxistas foi de 54,5%, sendo que 78,2% referiram dor de intensidade moderada. A redução das atividades no último ano devido à dor lombar foi confirmada por 12,7% dos taxistas. Verificou-se que a maior prevalência da dor lombar foi encontrada entre os indivíduos que não realizavam atividades de lazer semanal (p=0,001). Constatou-se que quanto mais elevada a faixa etária, maior a intensidade da dor (p=0,001), e maior o uso de medicamentos (p=0,05). Os indivíduos que realizavam outra atividade remunerada apresentaram associação com a redução das atividades nos últimos 12 meses (p=0,008). Sendo assim, espera-se que esses resultados possam servir de subsídios para o planejamento de programas voltados para prevenção, promoção da saúde e controle dos agravos, a fim de melhorar as condições de saúde desses profissionais.

 

Biografia do Autor

Claudio Henrique Meira Mascarenhas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Fisioterapeuta, docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, especialista em saúde pública, mestre em Enfermagem e Saúde.

José Simão Rodrigues Filho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Acadêmico do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Reinaldo Luz Melo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Acadêmico do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Dallila Carneiro da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Acadêmico do curso de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Downloads

Publicado

2014-03-31

Como Citar

1.
Mascarenhas CHM, Filho JSR, Melo RL, da Silva DC. PREVALÊNCIA DE DOR LOMBAR EM MOTORISTAS DE TÁXI DO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ-BA. Espac. Saude [Internet]. 31º de março de 2014 [citado 25º de abril de 2024];15(1):66-7. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/540

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)