ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS AO PORTADOR DE DIABETES MELLITUS: REVISÃO SISTEMÁTICA

Gilciane Vianna Peixoto, Rosângela Marion da Silva

Resumo


Esta revisão sistemática teve como objetivo identificar as estratégias utilizadas para realizar ações educativas em saúde ao portador de Diabetes Mellitus. A busca dos artigos foi realizada de maio a junho de 2010, nas bases de dados LILACS e SCIELO e utilizou como descritores: Diabetes Mellitus, Educação em saúde, Enfermagem em saúde comunitária e Enfermagem. O recorte temporal estabelecido foi o período de 2000 e 2010. Foram identificados 17 artigos que foram organizados em unidades temáticas. Os resultados evidenciaram como estratégias para promover a qualidade de vida do portador de Diabetes Melittus, a realização de ações educativas com a participação multiprofissional, a inclusão da família no tratamento e a realização de atividades em grupo. Ressalta-se a participação do enfermeiro como educador, constituindo como um desafio para esse profissional a sensibilização das pessoas para a prevenção desta síndrome. Destaca-se como limitação a carência de publicação sobre a temática.

Palavras-chave


Diabetes Mellitus; Enfermagem em Saúde Comunitária; Educação em Saúde; Enfermagem.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22421/1517-7130.2011v13n1p74

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

 Espaço para a Saúde 
Av. Iguaçu, 333 . Rebouças
Curitiba/PR Brasil
CEP: 80230-020
Tel: +55 (41) 33101500

Email: espaco-saude@fpp.edu.br
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional