INVESTIGAÇÃO SOBRE HABILIDADES AUDITIVAS E DESEMPENHO FONOLÓGICO EM PRÉ-ESCOLARES

Autores

  • Jáima Pinheiro de Oliveira Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)
  • Edna Zakrzevski Padilha Universidade de São Paulo (USP), Bauru/SP

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2011v13n1p54

Palavras-chave:

Audição, Desenvolvimento da linguagem, Pré-escolares

Resumo

O presente estudo teve por objetivo identificar relações entre os resultados da avaliação simplificada do processamento auditivo e o desempenho fonológico em pré-escolares. Participaram dessa pesquisa oito crianças, sendo cinco do sexo feminino e três do sexo masculino. A média de idade das crianças foi de cinco anos e dez meses. O estudo foi realizado numa cidade do interior do Estado do Paraná e a coleta ocorreu numa Clínica Escola de Fonoaudiologia. Foram aplicados os seguintes procedimentos: avaliação fonoaudiológica completa, aplicação de questionário para investigação de comportamentos auditivos, avaliação simplificada do processamento auditivo e avaliação fonológica. Os resultados indicaram: cinco participantes apresentaram relatos de dificuldades auditivas; todos os participantes apresentaram desempenhos indicativos de imaturidade das habilidades de processamento auditivo; um participante apresentou imaturidade fonológica. Os achados permitiram concluir que não foi possível estabelecer nenhuma relação direta entre comportamentos indicativos de desordem de processamento auditivo, baixo desempenho na avaliação simplificada do processamento auditivo e imaturidade fonológica, pois houve essa ocorrência simultânea apenas em um dos participantes. Ademais, uma adequada investigação de cada caso no qual haja suspeita de alteração destes aspectos faz-se necessária para uma melhor conduta.

Biografia do Autor

Jáima Pinheiro de Oliveira, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Fonoaudióloga; Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP/SP); Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP); Docente do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus de Irati/PR.

Edna Zakrzevski Padilha, Universidade de São Paulo (USP), Bauru/SP

Fonoaudióloga; Mestranda em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (USP), Bauru/SP; Especialização em Saúde Coletiva; Fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de Palmeira/PR.

Downloads

Publicado

2012-01-12

Como Citar

1.
Oliveira JP de, Padilha EZ. INVESTIGAÇÃO SOBRE HABILIDADES AUDITIVAS E DESEMPENHO FONOLÓGICO EM PRÉ-ESCOLARES. Espac. Saude [Internet]. 12º de janeiro de 2012 [citado 20º de abril de 2024];13(1):54-65. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/450

Edição

Seção

Artigos