PRÁTICAS ALIMENTARES E ESTADO NUTRICIONAL DE POPULAÇÃO ATENDIDA EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

Autores

  • Luciana Galve Alleo Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo USP.
  • Sônia Buongermino de Souza Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo USP
  • Sophia Cornbluth Szarfarc Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo USP

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n1p31

Palavras-chave:

alimentação familiar, serviços públicos de saúde, estado nutricional de crianças, estado nutricional de mulheres.

Resumo

INTRODUÇÃO As práticas alimentares da população refletem no estado nutricional. OBJETIVO Identificar o estado nutricional de mães e crianças no 1o ano de vida e suas práticas alimentares. METODOLOGIA Estudo transversal desenvolvido em 8 Unidades de Saúde (2 UBS e 6 ESF) entre 122 crianças com até 1 ano de idade e suas respectivas mães. Peso e altura das mulheres foram obtidos no momento da entrevista (referidos) e dos prontuários, e os das crianças foram mensurados na consulta de puericultura. O consumo alimentar foi obtido por meio de entrevistas. RESULTADOS Arroz, feijão e pão foram consumidos diariamente enquanto o macarrão tem um consumo semanal. Frutas, verduras e legumes (FVL) apareceram com baixa frequência. Enquanto metade das mulheres apresentou excesso de peso, 16% das crianças estavam com déficit de peso. CONCLUSÕES A alimentação da população estudada é similar à descrita para o Brasil: arroz/feijão, carnes e pão, e FVL são consumidos raramente. A prevalência expressiva de excesso de peso materno provavelmente decorrente da alimentação pobre em micronutrientes e rica em calorias, se mantida, certamente, irá comprometer o desenvolvimento infantil e favorecer a mudança do atual quadro de desnutrição para excesso de peso.

Biografia do Autor

Luciana Galve Alleo, Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo USP.

Doutoranda e mestra em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Sônia Buongermino de Souza, Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo USP

Prof. Associado - Departamento de Nutrição, Faculdade de Saúde Pública – USP

Sophia Cornbluth Szarfarc, Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo USP

Prof. Associado - Departamento de Nutrição, Faculdade de Saúde Pública – USP

Downloads

Publicado

2015-03-30

Como Citar

1.
Alleo LG, de Souza SB, Szarfarc SC. PRÁTICAS ALIMENTARES E ESTADO NUTRICIONAL DE POPULAÇÃO ATENDIDA EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE. Espac. Saude [Internet]. 30º de março de 2015 [citado 26º de abril de 2024];16(1):31-7. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/415

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)