O PAPEL DO ENFERMEIRO DURANTE A CONSULTA DE PRÉ-NATAL À GESTANTE USUÁRIA DE DROGAS

Autores

  • Luciana Pontes de Miranda Lima Faculdade Estácio de Alagoas
  • Amuzza Aylla Pereira dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Fabiani Tenório Xavier Povoas Faculdade Estácio de Alagoas
  • Francisco Carlos Lins da Silva Secretaria Municipal de Saúde de Maceió

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n3p39

Palavras-chave:

Gravidez, Transtornos relacionados ao uso de substâncias, Enfermagem, Assistência

Resumo

A preocupação com a necessidade de apoio e de informação à gestante sobre os riscos do consumo de drogas na gravidez e a importância das ações de enfermagem nesse processo, motivou a realização deste estudo que teve como objetivo analisar as ações de enfermagem prestadas no pré-natal à gestante diante do consumo de drogas lícitas e ilícitas. Foi realizado um estudo descritivo-exploratório, de abordagem quantitativa, com 50 gestantes usuárias de drogas atendidas em Unidade Básica de Saúde na cidade de Maceió/Alagoas. Os resultados evidenciaram que as ações realizadas pelo enfermeiro ainda são insuficientes, pois, apesar das orientações recebidas sobre os riscos e consequências do uso de drogas, as gestantes (100%) afirmaram não receber nenhum encaminhamento para tratamento e acompanhamento nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Droga, além das informações sobre redução de danos durante as consultas de pré-natal. A temática droga/gestação ainda é permeada por obstáculos para o trabalho realizado durante o pré-natal pelo enfermeiro, pois apesar das gestantes relatarem que receberam orientações sobre o tema, as conduções para o tratamento nos centros de atenção não foram orientadas e nem realizadas.

Biografia do Autor

Luciana Pontes de Miranda Lima, Faculdade Estácio de Alagoas

Acadêmica de Enfermagem da Faculdade Estácio. de Alagoas. Maceió, Alagoas.

Amuzza Aylla Pereira dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Enfermeira. Doutoranda no programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal da Alagoas-UFAL.Docente da Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas (ESENFAR/UFAL).

Fabiani Tenório Xavier Povoas, Faculdade Estácio de Alagoas

Acadêmica de Enfermagem da Faculdade Estácio. de Alagoas. Maceió, Alagoas.

Francisco Carlos Lins da Silva, Secretaria Municipal de Saúde de Maceió

Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Estratégia Saúde da Família Unidade Pinheiro.

Downloads

Publicado

2015-10-31

Como Citar

1.
Lima LP de M, Santos AAP dos, Povoas FTX, Silva FCL da. O PAPEL DO ENFERMEIRO DURANTE A CONSULTA DE PRÉ-NATAL À GESTANTE USUÁRIA DE DROGAS. Espac. Saude [Internet]. 31º de outubro de 2015 [citado 19º de abril de 2024];16(3):39-46. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/394

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)