Sentimentos e expectativas de mulheres após diagnóstico de câncer de mama

Autores

  • Maria Lurdes Prestes de Souza Ziguer Faculdade de Pato Branco - FADEP
  • Cleunir De Fátima Candido De Bortoli Faculdade de Pato Branco - FADEP.
  • Lisie Alende Prates Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n1p108

Palavras-chave:

Saúde da mulher, Neoplasias da mama, Atitude frente à saúde, Emoções.

Resumo

Objetivo: conhecer os sentimentos e as expectativas de mulheres após o diagnóstico de câncer de mama. Método: estudo descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido com sete mulheres a partir de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo temática da proposta operativa. Resultados: diante da revelação do diagnóstico, as mulheres revelaram desespero, medo e tristeza. O tratamento representou um período difícil, em que emergiram sentimentos negativos. Algumas participantes manifestaram medo da solidão e da morte. Outras se mostraram otimistas e esperançosas com a cura da doença. Considerações finais: sinaliza-se a necessidade de uma abordagem profissional holística, que não contemple a doença somente em uma perspectiva física, mas também valorize o apoio familiar e considere a mulher e sua família em todas as suas multidimensões.

Biografia do Autor

Maria Lurdes Prestes de Souza Ziguer, Faculdade de Pato Branco - FADEP

Enfermeira. Especialização em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica. Egressa da Faculdade de Pato Branco – FADEP.

Cleunir De Fátima Candido De Bortoli, Faculdade de Pato Branco - FADEP.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente do curso de Enfermagem da Faculdade de Pato Branco- FADEP.

Lisie Alende Prates, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

1.
Ziguer MLP de S, De Bortoli CDFC, Prates LA. Sentimentos e expectativas de mulheres após diagnóstico de câncer de mama. Espac. Saude [Internet]. 23º de novembro de 2016 [citado 18º de abril de 2024];17(1):108-13. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/374

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)