Promoção da saúde na alimentação escolar: uma revisão integrativa

Autores

  • Karine Lazarotto Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Carla Rosane Paz Arruda Teo Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n1p75

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Alimentação escolar, Promoção da saúde

Resumo

O objetivo do presente estudo foi identificar como a promoção da saúde no ambiente escolar em sua relação com a alimentação tem sido abordada pela literatura científica brasileira da última década. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, em que foram analisados 20 artigos publicados entre 2004 e 2014. Os principais resultados indicam 19 estudos de intervenção e um estudo observacional. Em sua maioria os estudos apresentaram como sujeitos de pesquisa os escolares e, de forma menos prevalente, professores e merendeiras; entre os temas abordados estão o consumo alimentar e os hábitos alimentares saudáveis e, em menor proporção, a segurança alimentar e nutricional e o direito humano à alimentação adequada. Conclui-se que as ações de promoção da saúde no ambiente escolar acontecem de forma isolada e apresentam resultados positivos na formação dos hábitos das crianças. Um ponto crítico encontrado foi que a comunidade escolar e as famílias nem sempre participam desse processo.

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Publicado

2016-11-23

Como Citar

1.
Lazarotto K, Paz Arruda Teo CR. Promoção da saúde na alimentação escolar: uma revisão integrativa. Espac. Saude [Internet]. 23º de novembro de 2016 [citado 28º de março de 2024];17(1):75-82. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/367

Edição

Seção

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