Percepção dos residentes sobre prevenção de quedas no programa de residência multiprofissional em saúde.
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2019v20n1p29Palavras-chave:
Acidentes. Prevenção de Acidentes. Equipe de assistência ao paciente. Internato e Residência.Resumo
O estudo teve como objetivo desvelar a percepção dos residentes sobre prevenção de quedas no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde para estabelecer melhoria de processos assistenciais em um Hospital Universitário. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva exploratória, com os residentes do primeiro ano dos programas de cardiologia e terapia intensiva do adulto. Para a coleta de informações, optou-se pela técnica de grupo focal, onde as conversas foram gravadas e transcritas na íntegra, e a análise de conteúdo por BARDIN. Evidenciou-se com os relatos dos participantes, o conhecimento sobre as estratégias de prevenção de quedas, a integração dos profissionais de saúde e a construção de propostas de ações de mudanças na incorporação de atividades multiprofissionais. Concluiu-se com a percepção dos residentes, a necessidade de educação permanente em saúde, o trabalho em equipe no cuidado integral ao usuário e a revisão periódica de protocolos para promover a redução de quedas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 dos Autores
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).