Avaliação da satisfação profissional de trabalhadores em saúde mental

Autores

  • Israel da Silva Arantes Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás
  • Ivone Félix de Sousa Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás
  • Rogério José de Almeida Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n1p93

Palavras-chave:

Serviços de saúde mental, Satisfação profissional, Saúde mental.

Resumo

Objetivou-se avaliar o nível de satisfação profissional de trabalhadores em saúde mental. Trata-se de um estudo transversal analítico, com abordagem quantitativa e qualitativa. Foram aplicados questionários a 76 trabalhadores em saúde mental de dois CAPS e duas clínicas psiquiátricas. Utilizou-se um questionário sociodemográfico ocupacional e outro de avaliação da satisfação profissional da equipe envolvida com os serviços de saúde mental (SATIS-BR). Os resultados identificaram bons escores de satisfação, sendo a média global de 3,6 (±0,7), repetindo tais escores nos quatro fatores. Os maiores índices de satisfação se concentraram no tratamento dado aos pacientes, nas responsabilidades profissionais, na privacidade e confiabilidade e no relacionamento interpessoal. Já a insatisfação mais acentuada foi em relação às condições físicas das unidades, a política salarial e a falta de autonomia nos serviços. Melhores escores de satisfação foram encontrados nas clínicas privadas e nos trabalhadores celetistas.

Biografia do Autor

Israel da Silva Arantes, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Saúde da PUC Goiás

Ivone Félix de Sousa, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

Mestre em Psicologia. Professora do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás

Rogério José de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás

Doutor em Sociologia. Professor do Departamento de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Saúde da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

1.
Arantes I da S, Sousa IF de, Almeida RJ de. Avaliação da satisfação profissional de trabalhadores em saúde mental. Espac. Saude [Internet]. 23º de novembro de 2016 [citado 20º de abril de 2024];17(1):93-101. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/372

Edição

Seção

Artigos