Estudo epidemiológico sobre acidente vascular encefálico em uma clínica escola de fisioterapia

Autores

  • Cíntia Raquel Bim Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Aline Cristina Carrasco UNICENTRO
  • Vanessa Cristina Novak UNICENTRO
  • Elaine do Rocio Camargo Martins ex-acadêmica UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n1p33

Palavras-chave:

acidente vascular cerebral, epidemiologia, fisioterapia.

Resumo

Objetivo identificar o perfil epidemiológico dos pacientes com sequelas de Acidente vascular encefálico que procuraram atendimento na Clínica Escola de Fisioterapia da UNICENTRO, no município de Guarapuava/PR. Métodos Coleta de dados dos prontuários arquivados pelo serviço de Fisioterapia no período de 2003 a 2012. Foi utilizado um roteiro de avaliação, elaborado pelas pesquisadoras. Resultados Os resultados evidenciaram que 54,25% dos indivíduos eram do sexo masculino, 56,60% eram casados e idade média foi de 62,37±14,48 anos para ambos os gêneros. Como fatores de risco, a hiperlipidemia, a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes foram os mais evidentes, com valores de 90,57%, 76,42% e 25,94%, respectivamente. A maioria (53,18%) dos pacientes apresentou grau de dependência total ou parcial para realização das atividades de vida diária. Conclusão É preciso intensificar as ações de prevenção em saúde para que os fatores de risco sejam minimizados, visando a redução na incidência do AVE.

Biografia do Autor

Cíntia Raquel Bim, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Fisioterapeuta, especialista em Fisioterapia em Neurologia e mestre em Ciências da Saúde. Departamento de Fisioterapia da UNICENTRO

Aline Cristina Carrasco, UNICENTRO

Fisioterapeuta, Mestre em Bioengenharia pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), docente do Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Guarapuava, PR – Brasil.

Vanessa Cristina Novak, UNICENTRO

Fisioterapeuta, Mestre em Bioengenharia pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), docente do Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Guarapuava, PR – Brasil. 

Elaine do Rocio Camargo Martins, ex-acadêmica UNICENTRO

Fisioterapeuta

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

1.
Bim CR, Carrasco AC, Novak VC, Martins E do RC. Estudo epidemiológico sobre acidente vascular encefálico em uma clínica escola de fisioterapia. Espac. Saude [Internet]. 23º de novembro de 2016 [citado 25º de abril de 2024];17(1):33-9. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/365

Edição

Seção

Artigos