Avaliação de um modelo de contratualização de dois hospitais filantrópicos de São José do Rio Preto/SP

Autores

  • Renato Carlos Machado Universidade de São Paulo
  • Aldaísa Cassanho Forster Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2017v18n1p81

Palavras-chave:

Contratualização em saúde, Alocação de recursos em saúde, Gestão hospitalar

Resumo

Este artigo avaliou o desempenho de dois hospitais gerais que aderiram ao Programa de Reestruturação e Contratualização de Hospitais Filantrópicos do SUS, entre 2010 e 2016. Para o levantamento das informações analisou-se o banco de dados da Secretaria Municipal de Saúde do município onde prestam serviço. O objeto de análise foi o desempenho das metas qualitativas e quantitativas discriminadas em Ficha de Programação Orçamentária do Plano Operativo do convênio, que deveriam ser cumpridas pelos hospitais. Os resultados mostraram que as metas quantitativas foram atingidas em todos os quadrimestres analisados e as metas qualitativas não foram atingidas em apenas três quadrimestres dentre os sete anos analisados. Demonstrou ser um modelo promissor de alocação de recursos para compra de serviços, apesar de fragilidades no cumprimento de metas de qualidade, acompanhamento e revisão destas metas.

Biografia do Autor

Renato Carlos Machado, Universidade de São Paulo

Mestrando do Programa Saúde na Comunidade do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.

Aldaísa Cassanho Forster, Universidade de São Paulo

Livre Docente do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.

Downloads

Publicado

2017-07-17

Como Citar

1.
Machado RC, Cassanho Forster A. Avaliação de um modelo de contratualização de dois hospitais filantrópicos de São José do Rio Preto/SP. Espac. Saude [Internet]. 17º de julho de 2017 [citado 23º de abril de 2024];18(1):81-9. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/348

Edição

Seção

Artigos