Planejamento Estratégico Situacional para a melhoria da Central de Abastecimento Farmacêutico do Hospital Público de Doenças Infectocontagiosas (Natal/RN)

Autores

  • João Paulo Araújo Braz Hospital Giselda Trigueiro.
  • Janine Karla França da Silva Braz Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Walteçá Louis Lima da Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p160

Palavras-chave:

Planejamento Estratégico, Gestão em Saúde, Doença Infectocontagiosa, Assistência Farmacêutica, Logística, Farmácia Hospitalar.

Resumo

Objetivo: Construir um Plano Operativo para a Central de abastecimento Farmacêutico do hospital público de doenças infectocontagiosas, Natal/RN. Métodos: Para isso foram realizadas cinco oficinas com sete participantes para elaborar o Planejamento Estratégico Situacional, que foi dividido em quatro momentos: Explicativo, Normativo, Estratégico e Tático-Operacional. Resultados: O problema priorizado e a precariedade nas condições de transporte e armazenamento na Farmácia/CAF do hospital foram determinados, obtendo um plano operativo com matrizes de explicação e execução de ações e operações para solução do problema citado através de medidas de sensibilização dos gestores, para aquisição de equipamentos e mobiliários que garantam melhor aproveitamento funcional da CAF. Conclusão: Dessa forma, é notória a melhoria na redução dos conflitos interpessoais, na definição dos processos de trabalho, nos riscos à saúde dos trabalhadores, na organização do setor e no controle de estoque. Além disso, a criação e implantação de um banco de dados para controle de movimentações melhorou a execução do planejamento da Assistência Farmacêutica no hospital. Logo, o plano operativo para a CAF foi elaborado com sucesso.

Biografia do Autor

João Paulo Araújo Braz, Hospital Giselda Trigueiro.

Farmacêutico do Hospital Giselda Trigueiro, Natal, RN, Brasil.

Janine Karla França da Silva Braz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Bióloga Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.

Walteçá Louis Lima da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Farmacêutico Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

1.
Braz JPA, Braz JKF da S, Silveira WLL da. Planejamento Estratégico Situacional para a melhoria da Central de Abastecimento Farmacêutico do Hospital Público de Doenças Infectocontagiosas (Natal/RN). Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 25º de abril de 2024];17(2):160-8. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/297

Edição

Seção

Artigos