Competências para o atendimento multiprofissional da PCR em pediatria: percepções da equipe de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2024v25.e999

Palavras-chave:

Parada Cardíaca, Pediatria, Competência clínica

Resumo

Estudo exploratório descritivo, quantitativo, realizado em um hospital pediátrico filantrópico, com objetivo de compreender as competências profissionais da enfermagem no atendimento da parada cardiorrespiratória em pediatria, além de investigar suas percepções. Participaram 30 profissionais da equipe de enfermagem e a coleta de dados foi realizada por meio de um questionário fechado. Os resultados, analisados por meio de estatística descritiva, mostram que os profissionais de enfermagem, em sua maioria apresentam conhecimento sobre o atendimento da emergência investigada. Em relação as suas percepções sobre as habilidades técnicas necessárias, nota-se que a maioria dos participantes se percebem seguros para as manobras de ressuscitação e para a administração de medicações durante o atendimento, contudo, ao abordar o manuseio do desfibrilador e a realização de punção venosa, a maior parte da amostra afirmou não se sentir totalmente seguro para estas atividades. Concluindo-se que a maioria dos participantes apresentam conhecimento teórico-prático para a execução do atendimento.

Biografia do Autor

Mayara Benevides Alonso Camilo, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeira. Especialista em pediatria pelo Programa de Residência Uniprofissional em Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente das Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná.

Fabiane Frigotto de Barros, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeira. Mestre no Ensino nas Ciências da Saúde. Docente das Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná.

Referências

Baldassare RM, Ciampone MHT. A construção de competências para o gerenciamento em enfermagem: a percepção dos alunos do sétimo e oitavo semestre de graduação em enfermagem. Rev Adm. Saúde [Internet]. 2009 [citado em 06 de mai 2024];9(35):47-5. Disponível em: < https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-471464 >

Bittencourt ASL. Gestão por competência [Internet] 2009 [citado 6 de nov 2022] [Dissertação]. Universidade Candido Mendes. 52p. Disponível em: < https://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/N203237.pdf >

Brandão HP, Bahry CP. Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Rev. do Serviço Público Brasília [Internet]. 2005 [citado 6 de nov 2022]; 2(56):179-94. Disponível em: < https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/224/229 >

Brasil. Resolução - RDC n°26 de 11 de maio de 2012. Altera a Resolução - RDC n°01, de 24 de fevereiro de 2010 [Internet]. 2012 [citado 06 de nov 2022]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2012/rdc0026_11_05_2012.

Canova JCM, Cyrillo RMZ, Hayashida M, Pompeo DA, Ribeiro RC, Dalri MCB. Parada cardiorrespiratória e ressuscitação cardiopulmonar: vivências da equipe de enfermagem sob o olhar da técnica do incidente crítico. Rev. enferm UFPE [Internet]. 2015 [citado 06 de mai 2024];3(9):7095-103. Disponível em: < https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaenfermagem/article/view/10439/11244 >

Cheng FJ, Wu WT, Hung SC, Ho YN, Tsai MT, Chiu IM, et al. Pre-hospital prognostic factors of out-of-hospital Cardiac Arrest: the difference between pediatric and adult. Front Pediatr [Internet]. 2021 [citado 06 de mai 2024]; 9:723327. Disponível em: < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8567010/ >

Delvecchio E, Salcuni S, Lis A, Germani A, Di Riso D. Hospitalized Children: Anxiety, Coping Strategies, and Pretend Play. Front Public Health [Internet]. 2019 [citado 06 de mai 2024]; 7:250. Disponível em: < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6743064/ >

Gorris PP. Educação permanente para profissionais da equipe de Enfermagem na ressuscitação cardiopulmonar [Internet] 2020 [citado 13 de nov 2023] [Dissertação]. Universidade Federal de Santa Catarina. 123p. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/215933/PNFR1153-D.pdf?sequence=1&isAllowed=y >

Li WHC, Chung JOK, Ho KY, Kwok BMC. Play interventions to reduce anxiety and negative emotions in hospitalized children. BMC Pediatr [Internet]. 2016 [citado em 06 de mai 2024]; 16:36. Disponível em: < https://bmcpediatr.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12887-016-0570-5 >

Lima LV, Morais TE, Nogueira MS. O conhecimento da enfermagem acerca do protocolo de reanimação cardiopulmonar. São Paulo: Rev Recien [Internet]. 2020 [citado 13 de nov 2023]; 10(29):64-74. Disponível em: < https://recien.com.br/index.php/Recien/article/view/243/247 >

Moraes TPR, Paiva EF. Enfermeiro da Atenção Primária em suporte básico de vida. Rev. Ciênc. Méd [Internet]. 2017 [citado 13 de nov 2023];26(1):9-18. Disponível em: < https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/cienciasmedicas/article/view/3783/2507 >

Moura JG, Brito MPS, Rocha GOS, Moura LTR. The Knowledge and Acting of a Nursing Team from a Sector of Cardiorespiratory Arrest Urgent Care. Rev Fund Care Online [Internet]. 2019 [citado em 13 de nov 2023];11(3):634-40. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i3.634-640 >

Pereira DS, Vieira AKI, Ferreira AM, Bezerra AMF, Bezerra WKT. Atuação do Enfermeiro Frente à Parada Cardiorrespiratória (PCR). REBES [Internet]. 2015 [citado 06 de mai 2024]; 5(3):8-17. Disponível em: < https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3583/3210 >

Pereira RSM, Pinheiro MBGN, Bezerra AMF, Bezerra KKS, Bezerra WKT, Abreu RA et al. Parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar: conhecimento de enfermeiros de um hospital público no Alto Sertão Paraibano. INTESA [Internet]. 2015 [citado 13 de nov 2023]; 9(2):01-10. Disponível em: < https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/3463/3032 >

Rocha FAZ, Oliveira MCL, Cavalcante RB, Silva PC, Rates HF. Atuação da equipe de enfermagem frente à parada cardiorrespiratória intra-hospitalar R. Enferm. Cent. O. Min [Internet]. 2012 [citado 06 de mai 2024];1(2):141-50. Disponível em: < http://www.seer.ufsj.edu.br/recom/article/view/100/265 >

Rosa LFN, Caimi JM, Gonçalves LP, Silva MX. Conhecimento de estudantes da saúde sobre suporte básico de vida. Espac. Saude [Internet]. 2020 [citado 06 de mai 2024];21(2):6-15. Disponível em: < https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/691/pdf >

Santos EB. Parada e Reanimação Cardiopulmonar em Criança: atuação da equipe de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica em hospital público de Vitória da Conquista–Bahia. Rev. Mult Psic [Internet].2017 [citado 06 de mai 2024];11(39):410-31. Disponível em: < https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/999/1428 >

Sobrinho CO. Suporte básico de vida em pediatria: evidências científicas. Rev. Ped. Soperj. [Internet]. 2017 [citado 6 de nov 2022];17(1):22-7. Disponível em: < https://portalidea.com.br/cursos/introduo-em-pals--suporte-avanado-de-vida-em-pediatria-apostila04.pdf >

Topjian AA, Raymond TT, Atkins D, Chan M, Duff JP, Joyner BL et al. Part 4: Pediatric Basic and Advanced Life Support: 2020 American Heart Association Guidelines for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care. Circulation [Internet]. 2020 [citado 06 de mai 2024];142. Disponível em: < https://www.ahajournals.org/doi/full/10.1161/CIR.0000000000000901?rfr_dat=cr_pub++0pubmed&url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori%3Arid%3Acrossref.org >

Treviso P, Peres SP, Silva AD, Santos AA. Competências do enfermeiro na gestão do cuidado. Revista de Administração em Saúde [Internet]. 2017 [citado 06 de mai 2024]; 17(69). Disponível em: < https://www.cqh.org.br/ojs-2.4.8/index.php/ras/article/view/59/77 >

Downloads

Publicado

2024-06-14

Como Citar

1.
Camilo MBA, Barros FF de. Competências para o atendimento multiprofissional da PCR em pediatria: percepções da equipe de enfermagem . Espac. Saude [Internet]. 14º de junho de 2024 [citado 23º de novembro de 2024];25. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/999

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.