SATISFAÇÃO DO USUÁRIO DA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR NO MIX PÚBLICO-PRIVADO DO SUS DO ESTADO DE MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2014v15n3p30Palavras-chave:
Gestão Hospitalar, Avaliação em Saúde, Qualidade de assistência à saúde .Resumo
A satisfação do paciente é um indicador que pode auxiliar na avaliação da qualidade funcional da assistência hospitalar. Este artigo apresenta os resultados de um estudo multicaso descritivo com abordagem quantitativa realizado em 10 hospitais distribuídos entre públicos, privados e filantrópicos, localizados em três regiões de saúde (Baixada cuiabana, Tangará da Serra e Cáceres) do estado de Mato Grosso. A pesquisa teve como objetivo verificar a satisfação dos pacientes cobertos pelo SUS internados nos hospitais selecionados. Numa análise inicial, tendo em conta todos os hospitais selecionados, segundo o tipo de prestador, a pontuação média dos hospitais privados e filantrópicos foi maior que a dos hospitais públicos. Ao excluir, dentre os públicos, o hospital mais heterogêneo, tendo em conta as diferenças nas condições de operação, a pontuação média dos públicos foi superior aos privados e filantrópicos. Espera-se que o presente estudo possa contribuir com a discussão sobre o mix público-privado na assistência hospitalar do SUS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).