DOENÇAS RENAIS: PERFIL SOCIAL, CLÍNICO E TERAPÊUTICO DE IDOSOS ATENDIDOS EM UM SERVIÇO DE NEFROLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n2p77Palavras-chave:
Idoso, Insuficiência renal crônica, Perfil de Saúde.Resumo
O estudo objetivou descrever o perfil social, clínico e terapêutico de idosos com diagnóstico de doença renal crônica, atendidos em um serviço de nefrologia. Estudo epidemiológico, descritivo, transversal, desenvolvido em uma clínica de nefrologia da Região Metropolitana do Cariri Cearense. Utilizou-se formulário estruturado, em abril de 2014, para obter informações dos prontuários de idosos com doença renal crônica, atendidos entre janeiro de 2008 e janeiro de 2014 nesta clínica. Os dados foram analisados conforme estatística descritiva simples. Dos 78 prontuários, 73,1% dos idosos eram homens, 67,9% casados, 80,8% aposentados, 38,4% tinham nefropatia hipertensiva, 55,1% apresentavam histórico de tratamento em médio prazo, 3,9% registravam soro positividade para o vírus da hepatite C, 93,5% submeteram-se a hemodiálise; 64,1% utilizaram fístula arteriovenosa, 47,4% receberam até cinco bolsas de hemoconcentrados. Conclui-se que o perfil social, clínico e terapêutico dos idosos com doença renal crônica estava comprometido, sugerindo à realização de ações para melhorar a assistência, minimizar as complicações de saúde e promover a qualidade de vida destes indivíduos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).