Health academics perception about extension activities

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2021v22.e773

Keywords:

Community-Institution Relations, Health Promotion, Interdisciplinary Placement

Abstract

Extension activities allow learners to consolidate learning and encourage the construction of
critical citizens capable of facing and solving individual and social issues. The objective was to
apprehend the perception by extension students of educational actions in the health area. This
is an exploratory descriptive study with a qualitative approach. Fifteen extension students of a
higher education institution located in Curitiba-PR participated in the study. To support the
research, preparatory activities on healthy eating were developed in August and September,
2018, and, in the following month, the educational action was presented by the students to
a partner community. The collection of information was accomplished through individual,
audiorecorded interviews. The coverage of the extension course shall be considered in several
areas, with conciliation of theory and practice, allowing views about different worlds to be
rethought and valued.

Author Biographies

Franciele Coutinho França, Faculdades Pequeno Príncipe

Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde pela Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba-Paraná

Leide da Conceição Sanches, Faculdades Pequeno Principe

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Docente do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe Curitiba-Paraná

Thiago Rocha da Cunha, Pontifícia Universidade Católica

Pós Doutor em Bioética Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Curitiba-Paraná

Maria Ceciia da Lozzo Garbelini, Faculdades Pequeno Principe

Doutora em Ciências, Professora da Graduação e do Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde pela Faculdades Pequeno Príncipe Curitiba– Paraná

References

Barbosa VC. Extensão Universitária: proposição e validação de um instrumento de avaliação da percepção dos discentes. [Dissertação]. Fundação Mineira de Educação e Cultura/ Faculdade de Ciências Empresariais. Belo Horizonte; 2012.

Barragán TO, Rodrigues GS, Spolaor GC, Bortoleto MAC. O papel da extensão universitária e sua contribuição para a formação acadêmica sobre as atividades circenses. Pensar a Prática.2016;19(1).

Borges GFS, Freire P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Trad. de Kátia de Mello e Silva. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979. Criar Educação. 2018;7(2).

Brasil. Lei n. 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento de Ensino Superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Brasília; 1968.

Brasil. Ministério da Educação. Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.Brasília; 1961.

Brasil. Ministério da Educação. Resolução 7/2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Brasília; 2018.

Brasil. Ministério da Saúde. Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, que institui. Diretrizes e Normas Regulamentadora das Pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília; 2012.

Brasil. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília;2005.

Carvalho FFB, Cohen SC, Akerman M. Refletindo sobre o instituído na Promoção da Saúde para problematizar “dogmas”. Saúde em Debate.2017;41(3):265–76.

Conchão S. Extensão Universitária na Faculdade de Medicina do ABC: quais avanços e limites? ABCS Health Sci. 2015;40(3):318–23.

Del-Masso MCS, Roveda JAF, Zuanon ACC, Galhardo E. Interdisciplinaridade em extensão universitária. Rev. Ciênc. Ext.2017;13(3):2-12.

Deslandes MS, Arantes AR. A extensão universitária como meio de transformação social e profissional. Sinapse Múltipla.2017;6(2):179–83.

Deus SFB. A extensão universitária e o futuro da universidade. Revista Espaço Pedagógico.2018;25(3): 624–33.

Forproex. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. p. 68, 2012.

Forproex. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Avaliação da Extensão Universitária: práticas e discussões da Comissão Permanente de Avaliação da Extensão. Organização: Maria das Dores Pimentel Nogueira. Belo Horizonte, 2013.

Freire P. Extensão ou comunicação? 8ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1985.

Freire P, Nogueira A. Que fazer: Teoria e prática em educação popular. 4ª ed. Petrópolis: Vozes;1993.

Freitas TPP, Paula CC, Zanon BP, Meirelles FSC, Weiller TH, Padoin SMM. Contribuições da extensão universitária na formação de acadêmicos de enfermagem. Rev. Enferm.2016;6(3):307.

Lima AF, Rodrigues EGO, Santos VMM, Nery AMF, Sousa JT. A importância do Ensino, Pesquisa e Extensão na formação profissional II Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação.2017:1586–97.

Lorandi PA. Extensão Universitária como Responsabilidade Social: análise de uma prática Paulo Angelo Lorandi. Revista Even. Pedagóg.2016;(1):148–67.

Martins EF. Extensão como componente curricular:

oportunidade de formação integral e de solidariedade.

Ciências e Cognição.2008;13(20): 201-9.

Martins SN, Eckhardt VMT, Valandro NA, CostaJ.A Contribuição Da Extensão Na Formação De Universitários: Um Estudo De Caso. Revista NUPEM. 2015; 7(12):193–207.

Medeiros MM. A Extensão Universitária No Brasil – Um Percurso Histórico. Revista Barbaquá-UEMS. 2017;(1):09-16.

Menegon RR, Gouveia Júnior SA, Lima MRC, Lima JM. Projetos De Extensão: Um Diferencial Para O Processo De Formação. Colloquium Humanarum.2013;(10):1268–74.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 10ªed. São Paulo: Hucitec-Abrasco; 2007.

Moita FMGSC, Andrade FCB. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Fundamentação da Educação. Rev. Bras. Educ.2009;14(41).

Moron VB, Pinto AS, Konrath M.Formação Profissional Em Saúde: Perspectivas Interdisciplinares no Projeto de Extensão "Sáude em Ação". Revista Conhecimento Online.2018;(2):179-91.

Nobre RS, Moura JRA, Brito GR, Guimarães MR, Silva ARV. Vivenciando a extensão universitária através de ações de educação em saúde no contexto escolar. Extensão Educação em Saúde.2017;20(2): 288–92.

Oliveira FLB, Almeida Júnior JJ. Extensão universitária: contribuições na formação de discentes de Enfermagem. Rev. Bras. Pesq. Saúde. 2015;17(1):19–24.

Oliveira JHS, Lima DC, Fernandes LA, Pereira AA, Fernandes CA. Envelhecer com qualidade: reflexo de ações extensionistas em instituições asilares. Rev. Ciênc. Ext.2016;12(2):141-52.

Paula JA. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces-Revista de Extensão.2013;1(1):05–23.

Pinho MCG. Trabalho em equipe de saúde: limites e possibilidades de atuação eficaz. Revista Ciência e Cognição.2006;(8):68-87.

Posser J, Pedroso D. Ensino, Pesquisa e Extensão: a Educação em Saúde como ferramenta para prevenção de parasitoses. Cataventos. 2016;8(1):74-89.

Puhl MJ. O conhecimento e o princípio da indissociabilidade entre ensino. Revista HISTEDBR On-line. 2016:222–32.

Resende CC, Gonçalves ACC, Santos EP, Vaz GS, Faleiro LRM. Aprender a Incluir: o papel da extensão universitária na perspectiva de alunos extensionistas do Programa Rede Incluir. Revista Interdisciplinar de Extensão.2018;(2):121–32.

Ribeiro MA, Cavalcante ASP, Albuquerque IMN, Vasconcelos MIO. A extensão universitária na perspectiva de estudantes de cursos de graduação da área da saúde. Interagir: pensando a Extensão.2016:55–69.

Santos AB. As ações de extensão universitária da modalidade Rondon. Entrevista concedida a Geraldo Ceni Coelho. Revista Brasileira de Extensão Universitária.2015;6(2):103-08.

Silva MBT. Inserção do acadêmico de enfermagem em atividades de pesquisa e extensão universitária. [Tese]. Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro; 2017.

Silva JG, Gurgel AA, Frota MA, Vieira LJES, Valdés MTM. Promoção da saúde: possibilidade de superação das desigualdades sociais. Rev. Enferm.2008;16(3):421–25.

Sousa BS, Andrade AP, Sales Filho RF, Sousa ILL, Silva FG, Gonçalves KG. A contribuição da extensão universitária no serviço de assistência pré-hospitalar. Revista Nursing.2019;(22): 2741-44.

Souza PH, Moreira DS, Souza MMP. Uma breve descrição da Extensão Universitária na UNIFAL-MG. Interfaces–Rev. de Extensão.2014;2(2):17–35.

Published

2021-09-24

How to Cite

1.
Coutinho França F, da Conceição Sanches L, Rocha da Cunha T, da Lozzo Garbelini MC. Health academics perception about extension activities. Espac. Saude [Internet]. 2021 Sep. 24 [cited 2024 Nov. 23];22. Available from: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/773

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.