SATISFAÇÃO DO USUÁRIO DA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR NO MIX PÚBLICO-PRIVADO DO SUS DO ESTADO DE MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2014v15n3p30Keywords:
Gestão Hospitalar, Avaliação em Saúde, Qualidade de assistência à saúde .Abstract
A satisfação do paciente é um indicador que pode auxiliar na avaliação da qualidade funcional da assistência hospitalar. Este artigo apresenta os resultados de um estudo multicaso descritivo com abordagem quantitativa realizado em 10 hospitais distribuídos entre públicos, privados e filantrópicos, localizados em três regiões de saúde (Baixada cuiabana, Tangará da Serra e Cáceres) do estado de Mato Grosso. A pesquisa teve como objetivo verificar a satisfação dos pacientes cobertos pelo SUS internados nos hospitais selecionados. Numa análise inicial, tendo em conta todos os hospitais selecionados, segundo o tipo de prestador, a pontuação média dos hospitais privados e filantrópicos foi maior que a dos hospitais públicos. Ao excluir, dentre os públicos, o hospital mais heterogêneo, tendo em conta as diferenças nas condições de operação, a pontuação média dos públicos foi superior aos privados e filantrópicos. Espera-se que o presente estudo possa contribuir com a discussão sobre o mix público-privado na assistência hospitalar do SUS.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Espaço para a Saúde
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors grant the journal the copyright, with the work simultaneously licensed with Creative Commons CC BY, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).