Promoção da saúde na alimentação escolar: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n1p75Keywords:
Educação em Saúde, Alimentação escolar, Promoção da saúdeAbstract
O objetivo do presente estudo foi identificar como a promoção da saúde no ambiente escolar em sua relação com a alimentação tem sido abordada pela literatura científica brasileira da última década. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, em que foram analisados 20 artigos publicados entre 2004 e 2014. Os principais resultados indicam 19 estudos de intervenção e um estudo observacional. Em sua maioria os estudos apresentaram como sujeitos de pesquisa os escolares e, de forma menos prevalente, professores e merendeiras; entre os temas abordados estão o consumo alimentar e os hábitos alimentares saudáveis e, em menor proporção, a segurança alimentar e nutricional e o direito humano à alimentação adequada. Conclui-se que as ações de promoção da saúde no ambiente escolar acontecem de forma isolada e apresentam resultados positivos na formação dos hábitos das crianças. Um ponto crítico encontrado foi que a comunidade escolar e as famílias nem sempre participam desse processo.Downloads
Published
2016-11-23
How to Cite
1.
Lazarotto K, Paz Arruda Teo CR. Promoção da saúde na alimentação escolar: uma revisão integrativa. Espac. Saude [Internet]. 2016 Nov. 23 [cited 2024 Nov. 23];17(1):75-82. Available from: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/367
Issue
Section
Artigos
License
Copyright (c) 2016 Espaço para a Saúde
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors grant the journal the copyright, with the work simultaneously licensed with Creative Commons CC BY, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).