Bullying entre os jovens: relações com o preconceito e a autoestima

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2020v21n2p56

Palavras-chave:

Bullying. Preconceito. Autoestima.

Resumo

Esta pesquisa objetivou investigar a ocorrência do bullying e suas relações com o preconceito e a autoestima dos estudantes de escolas públicas. Participaram 284 estudantes, e os instrumentos utilizados foram a Escala de Autoidentificação de Bullying, a Escala de Manifestação de Preconceito, a Escala de Autoestima de Rosenberg e um questionário sociodemográfico. Nos resultados, verificou-se que quanto maior a ocorrência de bullying, mais o preconceito se manifesta (ρ = 0,261; p<0,05). Entre os alvos do bullying, constatou-se que quanto mais o estudante sofre agressões, menores serão os níveis de autoestima (ρ= -0,218; p<0,05). Em suma, os dados demonstraram que o bullying é um risco à qualidade de vida dos participantes e requer cuidados, como planos de intervenções, com foco em minimizar suas ações e romper com a cristalização da percepção de serem “brincadeiras” ou uma solução para os conflitos inter e intrapessoais.

Biografia do Autor

Vitor José Araujo Matos, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Psicologia pela UFS (Universidade Federal de Sergipe), Pós-graduado em psicologia do trânsito pela Faculdade Pio X, Psicólogo clínico, graduado em Psicologia pela UNIT (Universidade Tiradentes).

Joilson Pereira da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha, e pós-doutor em Psicologia pela Universidad Autônoma de Barcelona, Espanha. Mestre e graduado em Psicologia (UFPB), graduado em Estudos Sociais e Geografia (UEPB).

Karine David Andrade Santos, Universidade Federal de Sergipe

Psicodramatista, Doutoranda e Mestra em Psicologia pela UFS (Universidade Federal de Sergipe).

Valéria Maria Azevedo Guimarães, Universidade Federal de Sergipe

Psicóloga clínica especializada na Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), Doutoranda e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe, graduada em Psicologia pela UNIT (Universidade Tiradentes).

Downloads

Publicado

2020-12-20

Como Citar

1.
Matos VJA, Silva JP da, Santos KDA, Guimarães VMA. Bullying entre os jovens: relações com o preconceito e a autoestima. Espac. Saude [Internet]. 20º de dezembro de 2020 [citado 20º de abril de 2024];21(2):56-67. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/727

Edição

Seção

Artigos