Estratégias de coping e estresse ocupacional em profissionais de enfermagem: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2019v20n2p67

Palavras-chave:

Estresse Ocupacional. Equipe de Enfermagem. Adaptação Psicológica.

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar as evidências científicas acerca do estresse ocupacional do profissional de enfermagem e estratégias de coping. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada na base de dados online do Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Foram utilizados como descritores em saúde: esgotamento profissional, estresse em enfermagem, coping. A partir dos critérios de seleção, foram obtidos 8 artigos para a análise dos resultados. A revisão indicou estratégias de enfrentamento (coping) como, ter condições mínimas de material, pessoal, estrutura e valorização, para se obter um trabalho adequado e assim não colocar em risco a vida do profissional. Detecção precoce do estresse profissional, sinais e sintomas que o profissional pode apresentar, bem como, que o enfermeiro trabalha em condições estressantes diariamente. Conclui-se que há necessidade de assegurar bem-estar psicológico positivo, um ambiente de boas práticas e boas atitudes de segurança.

Biografia do Autor

Caroline Camargo Graça, Faculdades Pequeno Princepe

Eestresse em profissionais de enfermagem

Ivete Palmira Sanson Zagonel, Faculdades Pequeno Príncipe

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe Curitiba-Paraná.

 

 

 

Downloads

Publicado

2021-02-18

Como Citar

1.
Graça CC, Zagonel IPS. Estratégias de coping e estresse ocupacional em profissionais de enfermagem: revisão integrativa. Espac. Saude [Internet]. 18º de fevereiro de 2021 [citado 28º de março de 2024];20(2):67-7. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/622

Edição

Seção

Revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)