Extensão universitária em saúde ginecológica de mulheres trabalhadoras: educação para promoção da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2018v19n2p43

Palavras-chave:

Educação em saúde. Saúde da mulher. Relações Comunidade-Instituição. Saúde Ocupacional.

Resumo

Objetivos: Desvelar a percepção de mulheres trabalhadoras sobre a Consulta de Enfermagem em Ginecologia no contexto da saúde ocupacional; Compreender os benefícios de um projeto de extensão universitária, voltado à saúde ginecológica de mulheres trabalhadoras, para a população atendida. Método: Estudo exploratório descritivo de abordagem qualitativa, a coleta das informações se deu por meio de entrevistas que foram gravadas e transcritas, e a análise de conteúdo se deu através da técnica proposta por Turato. Resultados e discussão: Os principais benefícios evidenciados foram vínculo profissional-cliente e educação em saúde, quanto à formação acadêmica, destaca-se uma aprendizagem ativa e significativa, através da autonomia que é desenvolvida pelo extensionista. Conclusões: A integração ensino, serviço e comunidade é apreendida como um grande benefício para a população atendida e a oferta deste tipo de atendimento faz-se necessária, para implementação de novas formas de educação em saúde e de abordagens que subsidiem o aumento da cobertura do Programa.

Biografia do Autor

Fabiane Frigotto de Barros, FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE/ MESTRANDA

ENFERMEIRA ESPECIALISTA EM PEDIATRIA E UTI NEONATAL, MESTRANDA EM ENSINO NAS CIENCIAS DA SAÚDE NA FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE, ENFERMEIRA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE DO HOSPITAL PILAR.

Adriana Cristina Franco, FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE/ DOCENTE

ENFERMEIRA OBSTETRA E DO TRABALHO, MESTRE EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, DOCENTE DAS FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE

Downloads

Publicado

2018-12-23

Como Citar

1.
Barros FF de, Franco AC. Extensão universitária em saúde ginecológica de mulheres trabalhadoras: educação para promoção da saúde. Espac. Saude [Internet]. 23º de dezembro de 2018 [citado 19º de abril de 2024];19(2):43-5. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/614

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)