QUALIDADE DE VIDA EM TRABALHADORES DA ÁREA DE SAÚDE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Claudio Henrique Meira Mascarenhas Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Fabio Ornellas Prado Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Marcos Henrique Fernandes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Eduardo Nagib Boery Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Edite Lago da Silva Sena Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2013v14n1/2p72

Palavras-chave:

Qualidade de Vida, Pessoal de Saúde, Ocupações Relacionadas com Saúde, Organização Mundial da Saúde

Resumo

Este artigo teve como objetivo avaliar estudos sobre a qualidade de vida em trabalhadores da área de saúde por meio de uma revisão sistemática de trabalhos científicos. A fonte de busca foi a Biblioteca Virtual de Saúde, por meio da BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), nas bases de dados Medline, Lilacs e SciELO, referente aos anos de 2000 a junho de 2010. A estratégia de busca utilizada foi: qualidade de vida AND pessoal de saúde, e quality of life AND health personnel. Os critérios de inclusão foram: artigos originais de pesquisa sobre o tema proposto, nos idiomas inglês e português, e que utilizaram o WHOQOL-Bref como instrumento de avaliação da qualidade de vida. Seguindo a estratégia definida, a busca bibliográfica resultou em 3.984 artigos, sendo que apenas 8 se adequaram ao tema proposto. Observou-se que o domínio meio ambiente apresentou os menores escores em 75% dos estudos, e que o psicológico foi o único que não obteve maior escore dentre os domínios do WHOQOL-Bref. Dentre os fatores que interferiram na qualidade de vida desses profissionais estão: o estresse decorrente do ambiente de trabalho e das atividades profissionais; o excesso, a insegurança e as inadequadas condições de trabalho; além da insatisfação com os recursos financeiros. Nesta perspectiva, o conhecimento dos aspectos comprometidos aponta para a necessidade de reflexão e atitudes que possam influenciar positivamente na saúde e qualidade de vida desses profissionais, contribuindo assim, para a melhoria da sua produtividade e qualidade assistencial.

Biografia do Autor

Claudio Henrique Meira Mascarenhas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Fisioterapeuta. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGES) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor do Departamento de Saúde da UESB.

Fabio Ornellas Prado, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Cirurgião-Dentista. Doutor em Estomatopatologia pela UNICAMP. Professor Adjunto do Departamento de Saúde da UESB. Professor do PPGES da UESB.

Marcos Henrique Fernandes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Fisioterapeuta. Doutor em Ciências da Saúde pela UFRN. Professor do Departamento de Saúde da UESB. Professor do PPGES da UESB.

Eduardo Nagib Boery, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela UNIFESP. Professor Titular do Departamento de Saúde da UESB. Professor do PPGES da UESB.

Edite Lago da Silva Sena, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela UFSC. Professora Adjunta do Departamento de Saúde da UESB. Professora do PPGES da UESB.

Downloads

Publicado

2013-12-16

Como Citar

1.
Mascarenhas CHM, Prado FO, Fernandes MH, Boery EN, da Silva Sena EL. QUALIDADE DE VIDA EM TRABALHADORES DA ÁREA DE SAÚDE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Espac. Saude [Internet]. 16º de dezembro de 2013 [citado 23º de abril de 2024];14(1/2):72-81. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/464

Edição

Seção

Revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)