QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM AMBIENTE HOSPITALAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Juliana Ferri do Amaral Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Juliane Portella Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande- FURG
  • Dilmar Xavier da Paixão Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n1p66

Palavras-chave:

qualidade de vida, trabalho, enfermagem, saúde do trabalhador

Resumo

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, cujo objetivo foi identificar os fatores que influenciam na qualidade de vida dos enfermeiros que atuam em instituições hospitalares. A coleta de dados foi realizada em bases eletrônicas, sendo encontrados 211 artigos, dos quais 13 foram selecionados. A partir do estudo, pode-se identificar fatores que influenciam na qualidade de vida no trabalho dos profissionais de enfermagem no ambiente hospitalar, como os abalos físicos e psicológicos a que estão expostos, a deficiente estrutura ambiental e falta de materiais, a insatisfação com a remuneração, insatisfação e o comprometimento da qualidade de vida no trabalho, as jornadas duplas de trabalho, a insatisfação com o trabalho, a sobrecarga das atividades, o dimensionamento de pessoal insuficiente, o processo de trabalho desgastante, o trabalho noturno, a ausência de reconhecimento profissional e os acidentes de trabalho. Diante dos resultados, recomenda-se a implantação de políticas e programas institucionais que visem à qualidade de vida no trabalho dos profissionais de enfermagem, buscando, através de ações internas, preparar física e psiquicamente os trabalhadores, de forma a promover indivíduos satisfeitos resultando em melhoria da qualidade de vida dos profissionais de enfermagem e da assistência prestada.

Biografia do Autor

Juliana Ferri do Amaral, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Enfermeira. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Juliane Portella Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Enfermeira. Psicóloga. Doutoranda do Programa de Pós–Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem e Saúde da Criança e do Adolescente – GEPESCA. 

Dilmar Xavier da Paixão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Enfermeiro. Mestreem Educação. Professorassistente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Downloads

Publicado

2015-03-30

Como Citar

1.
Amaral JF do, Ribeiro JP, Paixão DX da. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM AMBIENTE HOSPITALAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Espac. Saude [Internet]. 30º de março de 2015 [citado 25º de abril de 2024];16(1):66-74. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/419

Edição

Seção

Revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.