MOTIVAÇÕES DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM ATUANTES EM PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: A EXPERIÊNCIA DA FACULDADE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRÍ/UFRN

Autores

  • Franklin Learcton Bezerra de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • José Jailson de Almeida Junior Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n1p40

Palavras-chave:

enfermagem, relações comunidade-instituição, educação em enfermagem, conhecimento.

Resumo

OBJETIVO: compreender os motivos que levaram os estudantes de enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (FACISA/UFRN) a participarem dos projetos de extensão universitária da instituição. MÉTODO: a partir de estudo de natureza descritivo-exploratório analítico, com abordagem qualitativa, realizado com 15 discentes do curso de enfermagem da FACISA/UFRN, município de Santa Cruz/RN, que participaram ativamente de projetos de extensão. RESULTADOS: os resultados indicam que os motivos que levaram os estudantes a participarem das ações extensionistas foram o fator financeiro, currículo e área de aproximação. CONCLUSÃO: cabe à instituição ofertante recrutar os acadêmicos para participarem de projetos de extensão universitária, tirando do foco a remuneração e pondo em prática uma metodologia social.

Biografia do Autor

Franklin Learcton Bezerra de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em enfermagem pela Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós-graduação, nível especialização, em Dermatologia ministrado pelas Faculdades Integradas de Patos, na cidade de Natal - RN. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN.

José Jailson de Almeida Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2015-03-30

Como Citar

1.
Oliveira FLB de, Almeida Junior JJ de. MOTIVAÇÕES DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM ATUANTES EM PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: A EXPERIÊNCIA DA FACULDADE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRÍ/UFRN. Espac. Saude [Internet]. 30º de março de 2015 [citado 19º de abril de 2024];16(1):40-7. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/416

Edição

Seção

Artigos