A interconsulta favorece resolutividade na Atenção Primária: relato de caso da equipe de apoio à Estratégia de Saúde da Família em Paranaguá (pr)

Autores

  • Tainá Ribas Mélo Universidade Federal do Paraná.
  • Vanessa de Oliveira Lucchesi Prefeitura Municipal de Paranaguá.
  • Silmara de Souza Lima Prefeitura Municipal de Paranaguá.
  • Marcos Claudio Signorelli Universidade Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p152

Palavras-chave:

Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde, Relações Interprofissionais, Núcleos de Apoio - Saúde.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar a resolutividade e repercussões da estratégia de interconsultas, promovida por meio da inserção de profissionais de fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia e nutrição (equipe de apoio) em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Paranaguá. Trata-se de projeto piloto na Atenção Primária à Saúde (APS), que combinou de modo exploratório metodologias quali e quantitativas, a fim de subsidiar a futura implantação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). A proposta foi organizada em etapas: 1) familiarização da equipe com a UBS; 2) integração dialógica entre distintas especialidades e profissões (reuniões em equipe); 3) suporte técnico especializado ofertado à equipe (qualificação de ações); 4) proposição de práticas de interconsultas (ação colaborativa de profissionais de diferentes áreas). Os dados dos usuários atendidos por meio da interconsulta foram tabulados pelas seguintes variáveis: encaminhamento; resolução na atenção primária; encaminhamento para atenção secundária; local de encaminhamento; principais ações. Foram avaliadas/triadas pessoas com idade média de 18,43±20,83 de ambos os gêneros, de novembro de 2015 a julho de 2016. Verificou-se que a prática de interconsulta propiciou resolutividade em 56,5% dos casos, assim como facilitou a prática de encaminhamentos e acompanhamento evolutivo dos casos. A maior parte dos encaminhamentos constavam em casos com necessidade de especialistas. Conclui-se que ações de intervenção em APS são favorecidas pela interconsulta e possibilitam resolutividade em casos que, sem a presença dos profissionais da rede de apoio seriam encaminhados diretamente à atenção secundária.

Biografia do Autor

Tainá Ribas Mélo, Universidade Federal do Paraná.

Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Paranaguá. Doutoranda em Atividade Física e Saúde pela UFPR. Docente da Uniandrade e IBRATE.

Vanessa de Oliveira Lucchesi, Prefeitura Municipal de Paranaguá.

Fonoaudióloga da Prefeitura Municipal de Paranaguá.

Silmara de Souza Lima, Prefeitura Municipal de Paranaguá.

Psicóloga da Prefeitura Municipal de Paranaguá. Especialista em Gestão Pública em Saúde (UFPR) e Ecoturismo.

Marcos Claudio Signorelli, Universidade Federal do Paraná.

Fisioterapeuta. Doutor em Saúde Coletiva. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Desenvolvimento Territorial Sustentável da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

1.
Mélo TR, Lucchesi V de O, Lima S de S, Signorelli MC. A interconsulta favorece resolutividade na Atenção Primária: relato de caso da equipe de apoio à Estratégia de Saúde da Família em Paranaguá (pr). Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 20º de abril de 2024];17(2):152-9. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/296

Edição

Seção

Artigos