Malária em região não endêmica no estado do Paraná

Autores

  • Veridiana Lenartovicz-Boeira Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Larissa Regina Cossa Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Thiago Luiz Fucuta Moraes Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Leyde Daiane Peder Centro Universitário Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2017v18n2p63

Palavras-chave:

Malária, Notificação de doenças, Epidemiologia

Resumo

Buscou-se elaborar o perfil epidemiológico regional de Malária, por meio de levantamento dos casos confirmados da doença notificados na 10ª Regional de Saúde do Paraná entre 2008 e 2015, através da análise de dados de fichas de notificação arquivadas no hospital referência em diagnóstico e os disponibilizados pelo SINAN. Observou-se discrepância entre os dados das fontes quanto ao número de casos positivos, a procedência dos pacientes e o tratamento adotado, entre outros dados mostrando subnotificação e preenchimento inadequado da ficha de notificação. Os dados apurados apresentaram uma frequência 35,8% de positividade de casos de malária na região, sendo estes autóctones, com maior frequência entre homens acima de 35 anos e Plasmodium vivax foi a espécie responsável pelo maior número de casos. É necessária avaliação da qualidade da informação coletada e digitada em todos os níveis do sistema, a fim de esclarecer e intervir nas irregularidades, de modo a promover a correta ação de vigilância e evitar a subnotificação.

Biografia do Autor

Veridiana Lenartovicz-Boeira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Farmacêutica graduada pela Universidade Estadual de Maringá (1999), com mestrado em Ciências Biológicas pela UEM (2002), docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná desde 2002, na disciplina de Parasitologia Clínica. Experiência nas áreas de Análises clínicas e Ensino em Saúde.

Larissa Regina Cossa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Farmacêutica graduada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com experiência na área de dispensação.

Thiago Luiz Fucuta Moraes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Farmacêutico graduado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná em 2015, residente do Programa de Residência Farmacêutica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná com experiência na área de análises clínicas.

Leyde Daiane Peder, Centro Universitário Assis Gurgacz

Graduação em Farmácia com habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina (2006). Atua como docente no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG), ministrando as disciplinas de Química Geral, Imunologia Clínica e Bioquímica Clínica. Atua também como fiscal de Vigilância Sanitária.Tem experiência na área de Análises Clínicas e Farmácia de dispensação.

Downloads

Publicado

2017-12-17

Como Citar

1.
Lenartovicz-Boeira V, Cossa LR, Moraes TLF, Peder LD. Malária em região não endêmica no estado do Paraná. Espac. Saude [Internet]. 17º de dezembro de 2017 [citado 29º de março de 2024];18(2):63-9. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/238

Edição

Seção

Artigos